Funcionalidade e beleza na gravidez: quais tratamentos podem ser feitos?

Nove meses é bastante tempo para esperar pela chegada do bebê e ainda existem muitos mitos sobre o que as mamães podem ou não fazer durante esse tempo. Com as mudanças hormonais no corpo da mulher, aparecem outros incômodos funcionais, como enjoos e dores, e estéticos, como ganho de peso, estrias, acnes, manchas e flacidez da pele. Tudo isso abala a autoestima da gestante, mas pode ser resolvido.

Muitos procedimentos podem melhorar esses sintomas e desconfortos comuns na gestação sem nenhum risco à saúde da mãe ou do bebê. Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional da Fêmina Clínica de Estética, Jéssika Campos, o acompanhamento com fisioterapeuta antes, durante e depois do parto é essencial, pois existem alongamentos, massagens, exercícios pélvicos e tratamentos estéticos que ajudam a aliviar as mudanças hormonais e físicas.

Vale ressaltar que é preciso haver liberação médica e, normalmente, os procedimentos podem ser feitos após o terceiro mês de gestação, mas gestantes que possuem alguma doença de base anterior à gravidez ou desenvolvida durante a gestação como hipertensão, insuficiência renal, trombose, podem não ter liberação para esses tratamentos.

Separamos alguns tratamentos que podem melhorar muito a autoestima e a funcionalidade na gestação:

Low Pressure Fitness (LPF) – A técnica espanhola combina exercícios respiratórios e posturais que ajudam regular a pressão intra-abdominal, previnem a diástase abdominal, preservam o tônus dos músculos do core que, quando perdido, causa as dores nas costas, e ajudam na recuperação funcional e estética da faixa abdominal no pós-parto de maneira mais rápida e sem sofrimento. As gestantes não realizam a aspiração visceral (ou vácuo abdominal) característico do método e qualquer treinamento deve ser feito com um profissional licenciado.

Alongamentos e massagens relaxantes – Ajudam a combater a ansiedade, o estresse e aliviam as dores nas costas e o inchaço nos pés que vão aumentando de acordo com o aumento do peso da barriga.

Drenagem linfática – A drenagem linfática é uma técnica de massagem altamente especializada que requer cuidados muito especiais para ser realizada em gestantes. A frequência depende do organismo de cada paciente, mas melhora a circulação linfática, retorno linfovenoso, elimina toxinas e proporciona relaxamento.

Limpeza de pele profunda – Durante a gravidez, gestantes com pele oleosa podem ficar com a pele seca e vice-versa. A limpeza de pele ajuda a controlar a oleosidade, evitar manchas, manter a hidratação e colaborar na autoestima da mulher. Os produtos usados são específicos e alguns ácidos são contraindicados.

Kinesio Taping – São fitas compressoras que auxiliam a manter por mais tempo o efeito da drenagem. O taping deve ser aplicado apenas por profissional capacitado, pois qualquer estímulo errado pode piorar o inchaço ou causar uma contratura muscular. Comumente aplicado no músculo da panturrilha, as bandagens impulsionam o trabalho muscular bombeando de forma eficiente o retorno linfático dos membros inferiores. O taping pré-parto pode ser aplicado em membros superiores, inferiores, lombar e costas. No pós-parto também pode ser aplicado na cicatriz da cesariana para evitar hipertrofia e queloide, mas é fundamental a liberação médica para cada caso.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Basta um clique

ENDEREÇO

Rua 15, 1340,

Setor Marista

Goiânia - GO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sex: 7h - 18h

  • Instagram Fêmina Estética
  • Facebook Fêmina Estética

© 2018 por Fêmina

Clínica de Estética